segunda-feira, 19 de maio de 2014

Palestra - Revista Zyl


ALUNOS DE COMUNICAÇÃO RECEBEM VISITA DE EDITORES DA REVISTA ZYL

Perguntas foram abertas no meio da palestra para os alunos tirarem dúvidas




Na segunda-feira, 05 de maio, os alunos do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Paulista (UNIP) do 6 e 7 semestres receberam a visita dos editores da RevistaEletrônica Zyl – Cultura Brasileira Online durante a aula de Webjornalismo. Eles deram uma palestra clara e objetiva sobre o processo de criação, edição e publicação de uma revista online. Na ocasião eles explicaram como foram realizados esses processos na Zil.
Os editores resaltaram que a revista surgiu de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Eles explicaram que a Zyl é colaborativa e de cultura brasileira. Ou seja, qualquer pessoa pode participar da produção da notícia. A revista tem como cronograma ser disponibilizada trimestralmente, mas de acordo com os editores isso nem sempre dá certo, geralmente eles precisam de um pouco mais de tempo para fechar a revista. Informaram também que ela é disponibilizada de forma eletrônica e gratuita. E disseram que o nome surgiu do nome “Brasil”. Sobre a linha editorial, eles afirmaram ser baseada na promoção dos talentos artísticos nacionais para o público.
A Zyl tem como objetivo se mostrar uma mistura da cultura produzida em cada uma das regiões que compõem o Brasil, assim como espelhar o país a que ela representa – sem cor, crença, gênero, condição sexual, renda ou sede.
A publicação é fundamentada em valores como a pluralidade de visões, a clareza da informação e a liberdade de expressão. Sendo assim, a revista conta com um grupo sempre variável de colaboradores, tanto visuais (que ilustram e diagramam), quanto textuais (que escrevem e editam) - os chamados zylians. A revista estará sempre aberta a novos participantes.
Sobre a equipe, ela é pequena. Como editor do segmento texto está o jornalista Bruno Bucis. E o publicitário Isaac Araguim é o editor responsável pelo visual da revista. Toda a produção e gerenciamento criativo da revista é tarefa da dupla, mas sugestões são sempre bem recebidas. A colaboração permeia todo o processo produtivo da Zyl.
A parte das colaborações das pessoas nem sempre são cem por cento eficazes. Bruno relatou de casos de receber uma matéria enorme sobre um único conteúdo, com ideias confusas e ter que fazer uma grande edição para que ela pudesse ser inserida na revista.
A palestra foi bem aberta a pergunta dos alunos e a complementação da professora da disciplina Érica Santana, perguntas como qual plataforma é mais fácil de utilizar e como funciona o processo das fotos foram respondidas e comentário de alunos complementaram as respostas deles e da professora ou geraram mais debates esclarecedores.
Sobre os editores, Bruno é graduando em Jornalismo. Escolheu este curso por querer descobrir o mundo e o seu lugar no meio dele. Gosta de conhecer pessoas, suas histórias, seus dramas, pois sente que isso o faz se aproximar delas. Entre suas variadas paixões estão o jornalismo cultural e literário. Têm livros escritos, mas não publicados, e ainda alguns guardados esperando seus "felizes para sempre". Teve uma infância incrível, uma adolescência razoável, uma vida maravilhosa. Sonha muitas coisas para o futuro e tem feito o máximo possível para realizá-las.
Já Isaac é formado em Publicidade, mas já quis ser ator. Meio goiano, meio brasiliense, gosta de design, fotografia, livros e arte. Mesclou tudo isso às paixões pelo mundo editorial e cultura brasileira e idealizou o projeto-piloto da Zyl. Não é muito fã de definições exatas, mas é de autoria de uma zylian a que ele mais gostou de receber: "Ele é todo feito de matéria especial, de grandes sentimentos e inspirações infinitas."
Acesse a página da revista pelo Facebook. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário