Questão 1: Com base nas informações contidas no levantamento,
redija um texto, a partir do seguinte questionamento: “Qual o meio considerado
mais confiável pelos brasileiros. Por quê?”. ATENÇÃO: Lembre-se das
especificidades do texto web.
Brasileiros apontam o jornal impressos como o meio de comunicação mais confiável
Televisão ainda continua sendo o mais assistido pela população brasileira
A Pesquisa
Brasileira de Mídia 2014 registrou que o meio de comunicação mais utilizado
pela população brasileira é a televisão. Em geral, observa-se que a maioria,
65% dos brasileiros, assiste televisão todos os dias da semana, com uma
intensidade diária de 3h29 de segunda a sexta-feira e de 3h32 no final de
semana. E 97% da população assiste ao menos uma vez por semana. A pesquisa ainda
revela que a televisão aberta está presente em 91% dos domicílios brasileiros,
enquanto somente 31% utilizam serviço pago.
Mas apesar deste
veículo ser o mais visto pela população não quer dizer que seja o mais
confiável. A pesquisa apontou que as informações que apresentam o maior nível
de confiança são as notícias veiculadas pelos jornais impressos (53% dos
entrevistados que utilizam esse meio dizem confiar sempre ou em muitas vezes),
seguidos pelas notícias do rádio e da TV, tecnicamente empatadas com 50% e 49%,
respectivamente.
O menor nível de
confiança entre os entrevistados estão às notícias publicadas por blogs –
apenas 22% dos pesquisados confiam sempre ou em muitas vezes nesse tipo de
conteúdo. Em seguida, em posição um pouco melhor estão às notícias que aparecem
nas redes sociais com 24% e em sites com 28%.
Se comparado as
Unidades da Federação, percebe-se que, em geral, os respondentes do Amazonas
tendem a apresentar os maiores percentuais de confiança na mídia, seguidos
pelos entrevistados de Minas Gerais. A esses estados junta-se a Bahia,
principalmente, quando as notícias e as propagandas são veiculadas online.
Inversamente, os estados com menores índices de confiança na mídia em geral
tendem a ser Alagoas e Sergipe.
Acesse a
pesquisa em: http://observatoriodaimprensa.com.br/download/PesquisaBrasileiradeMidia2014.pdf
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