terça-feira, 8 de abril de 2014

Pesquisa Brasileira de Mídia 2014


Questão 1: Com base nas informações contidas no levantamento, redija um texto, a partir do seguinte questionamento: “Qual o meio considerado mais confiável pelos brasileiros. Por quê?”. ATENÇÃO: Lembre-se das especificidades do texto web.

Brasileiros apontam o jornal impressos como o meio de comunicação mais confiável

Televisão ainda continua sendo o mais assistido pela população brasileira

A Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 registrou que o meio de comunicação mais utilizado pela população brasileira é a televisão. Em geral, observa-se que a maioria, 65% dos brasileiros, assiste televisão todos os dias da semana, com uma intensidade diária de 3h29 de segunda a sexta-feira e de 3h32 no final de semana. E 97% da população assiste ao menos uma vez por semana. A pesquisa ainda revela que a televisão aberta está presente em 91% dos domicílios brasileiros, enquanto somente 31% utilizam serviço pago.
Mas apesar deste veículo ser o mais visto pela população não quer dizer que seja o mais confiável. A pesquisa apontou que as informações que apresentam o maior nível de confiança são as notícias veiculadas pelos jornais impressos (53% dos entrevistados que utilizam esse meio dizem confiar sempre ou em muitas vezes), seguidos pelas notícias do rádio e da TV, tecnicamente empatadas com 50% e 49%, respectivamente.
O menor nível de confiança entre os entrevistados estão às notícias publicadas por blogs – apenas 22% dos pesquisados confiam sempre ou em muitas vezes nesse tipo de conteúdo. Em seguida, em posição um pouco melhor estão às notícias que aparecem nas redes sociais com 24% e em sites com 28%.
Se comparado as Unidades da Federação, percebe-se que, em geral, os respondentes do Amazonas tendem a apresentar os maiores percentuais de confiança na mídia, seguidos pelos entrevistados de Minas Gerais. A esses estados junta-se a Bahia, principalmente, quando as notícias e as propagandas são veiculadas online. Inversamente, os estados com menores índices de confiança na mídia em geral tendem a ser Alagoas e Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário